Formatos de Ficheiros



A partir da subunidade IMAGEM, existem vários tipos de ficheiros entre eles, podem se dividir entre os com perda, e os sem perda, existe também os tipo de programa bitmap. 
 Em relação aos com perda podemos dizer que existem dois esquemas básicos:
  • Nos  codecs de transformação, amostras de imagem ou som, estas são cortadas em segmentos pequenos e transformadas e quantizadas. Os valores quantizados resultantes são então codificados.
  • Em codecs de previsão, dados codificados anteriores ou subsequentes são usados para prever o que acontecerá com a amostra . A diferença entre os dados previstos e os reais,é então quantizada e codificada.
Em alguns sistemas as duas técnicas são combinadas, com codecs de transformação sendo usados para comprimir os sinais diferenciais gerados pelo estágio de previsão.Um programa bitmap deste tipo de compreensão com perda é JPEG. 
 Os tipos de compreensão sem perda são caracterizados por um termo de compressão sem perda de dados que provém do inglês lossless data compression que  se refere a métodos de compressão de dados aplicados através de algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original  em oposição à compressão com perda de dados. Alguns dos exemplos destes programas são GIF, PNG e TIFF.

Existem também outros tipos de programas (Sem ser os que referimos em cima) entre eles o BMP, PDF e nas imagens vetoriais o CDR (Programa mais utilizado). 
O BMP é um programa mais utilizado através de bits e na construção de mapas . O PDF é utilizado na exibição e compreensão de arquivos ou documentos com segurança, o que não acontece no Hardware. O CDR utilizado nas imagens vetoriais foi também desenvolvido com o intuito de melhoria de trabalho bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. 

Webgrafia: 

Comentários